26. Monumental Valsa

Hoje as Tigers estavam de descanso, ao contrário das nossas pernas que nos iriam servir para palmilhar a bela cidade de Viena. Como para Budapeste, o Rui tinha elaborado um itinerário que teve de ser ligeiramente ajustado nas pontas, uma vez que a nossa estadia tinha sido realocada para os arrabaldes da cidade. Felizmente tínhamos uma estação de metro a 100 metros. Foi lá próximo que encontrámos um McDonalds e lá tomámos o pequeno-almoço… Irra que aqui é tudo caro, até os preços no fast-food estão acima do que estamos habituados!

Dali fomos à estação de metro que está à superfície. Aqui o metro alterna entre subsolo (no centro) e suspenso à altura de um primeiro andar (na periferia). A infraestrutura é actual e está bem cuidada, muito parecida ao nosso metro. Saímos no centro, na badalada praça Stephansplatz e começámos a caminhada. O tempo estava agradável e bom para os turistas.



A opulência e riqueza do centro de Viena impressiona. Está bem patente nos edifícios monumentais o poder económico que esta capital foi mantendo ao longo dos anos. Viena é mesmo isso, uma cidade monumental.

Inicialmente fica-se deslumbrado com a opulência desta capital, mas depois, convenhamos, aquilo cansa. São dezenas de palácios e igrejas monumentais que se sucedem, um bocado tudo no mesmo género... Chega ao ponto de se verem dois palácios exactamente iguais frente a frente numa praça… Sim senhora, tudo muito bonito mas em doses cavalais… E depois tudo isto parece muito recente (dois ou três séculos)… Falta um castelo ou uma muralha para aquele traço medieval que transmite grandiosidade a qualquer capital… Até parece que há falta disso e para compensar este pessoal desatou a construir palácios!...

Claro está a Catedral de Santo Estevão é antiga (século XII), monumental e fabulosa. Trata-se da maior catedral de estilo gótico. Infelizmente estava em obras pelo que foi difícil captar imagens de jeito.

Catedral de Santo Estevão - Viena, Áustria

O interior apesar de rico, não pareceu dos mais bonitos... Alguns dos lustres estavam embrulhados em rendas, o que também me pareceu um bocado despropositado. Certamente alguma exposição artística temporária.


Catedral de Santo Estevão - Viena, Áustria

As ruas do centro de Viena são animadas… Não animadas ao estilo de Madrid com os seus artistas de rua, mas sim em género mais sóbrio. Muita gente, especialmente turistas e alguns tipos vestidos à época renascentista a tentar impingir programas turísticos.



Ah, e aqui não há tuk-tuks, há carroças puxadas por cavalos de verdade!






Ao fim de umas horas eu e o Miguel já íamos a guinchar: ele com dores de costas por causa de um mau jeito e eu com as costas doridas por causa do colchão - tive azar e saquei o pior colchão dos dois que tínhamos disponíveis, tinha uma cova brutal no meio que me fez dormir arqueado… Tivemos de nos sentar um bocadinho para aliviar as dores da idade!

Descansando os costados (Miguel e Daniel) - Viena, Áustria

Voltinha pelo palácio Imperial de Hofburg que foi morada da Casa de Habsburgos, monarcas da Áustria até ao final da Primeira Guerra Mundial. Na verdade este palácio é mais um complexo de edifícios dado que foi sendo expandido ao longo dos anos por todo um quarteirão.

Parte do palácio Imperial de Hofburg na Michaelerplatz - Viena, Áustria

E mais um bocadinho a passear pelo centro a levar uma grande dose de palácios, igrejas e catedrais monumentais. Depois de Santo Estevão, avistámos a igreja de São Pedro, um fabuloso templo mais ou menos recente (século XVIII).

Igreja de São Pedro - Viena, Áustria

O clima estava a nosso favor. Estávamos a meio de Junho, mas esse também costuma ser dos meses com maior pluviosidade por estas bandas… Mas nada, nem sequer ameaço. Um Sol radioso todo o dia! A meteorologia só previa chuva para amanhã, melhor assim.

Chegámos ao edifício do Neue Burg, que é parte do complexo que constitui o palácio de Hofburg e que actualmente alberga um total de três museus. Aproximámo-nos pelo lado do Burggarten que é um pequeno jardim anexo ao palácio.

Yoga no Burggarten (jardim do palácio de Hofburg) - Viena, Áustria

Fachada do Neue Burg a partir do Burggarten - Viena, Áustria

Outra características curiosa de Viena, é que apesar ser atravessada pelo rio Danúbio o centro histórico nasceu afastado deste. De modo que rio por aqui, nem vê-lo.

Passagem para o pátio interior do palácio de Hofburg - Viena, Áustria

Estátua de Francisco I da Áustria no pátio interior de Hofburg - Viena, Áustria

Mais adiante fomos espreitar o edifício do parlamento, que curiosamente não é tão grandioso como o de Budapeste. Ainda assim bem digno de nota, sobretudo pela fantástica fonte que o decorra, uma homenagem à Deusa Grega Atenas.

Edifício do Parlamento - Viena, Áustria

Fontanário Pallas Athena - Viena, Áustria

Lá perto vimos também um curioso calhambeque convertido em táxi turístico...

Calhambeque para turistas - Viena, Áustria

A cidade está bem apetrechada de transportes, metro, eléctricos, autocarros, cavalos e a pedais.

Eléctrico com alguns anos - Viena Áustria

Parques para bicicletas - Viena, Áustria

Depois fomos à procura do famoso Rathaus, que é um palácio muito fotogénico que serve também de sede da câmara municipal da capital... Demos com os burros na água... Pois para acompanhar a loucura do europeu de futebol, transformaram a praça em frente ao edifício numa enorme fanzone que estava por esta altura vedada... Também se não estivesse era o mesmo, com tal estaminé montado não se via um boi da fachada... Fica uma foto "de lado", que foi o melhor que se pode arranjar...

Rathaus - Viena, Áustria

0 comentários:

Enviar um comentário