9. Verdinho... e não é vinho

Na véspera tínhamos conhecido a proprietária e o seu marido. De manhã conhecemos a filha. Só faltou conhecer o cão, o gato já o tínhamos visto a rondar lá fora…

O gato lá do sítio (ou será gata?) - Nova Gorica, Eslovénia
A moça parecia estar encarregue da tarefa dos pequenos-almoços. Na sala acanhada dos pequenos-almoços estavam outros hóspedes, dos quais dois fulanos italianos que também se faziam deslocar de mota. Não falamos italiano, e eles não falavam português de certeza, de modo que não se trocou mais que uns acenares de cabeça.

A Guest House que nos acolheu - Nova Gorica, Eslovénia
A presença de italianos por estas bandas é comum e motivada pela proximidade fronteiriça.

Pagámos a conta e seguimos à nossa vida… As motas estavam bem molhadas, resultado da chuva que tinha caído durante a noite.

O pátio traseiro para estacionamento das motas - Nova Gorica, Eslovénia
Humidade aqui também há com fartura, não admira que esteja tudo tão verde. Felizmente o dia tinha acordado soalheiro. Pelo sim, pelo não e porque a previsão assim o anunciava, vestimos os forros impermeáveis. Finalmente os acabamentos habituais, carregar a bagagem, ajeitar o equipamento e estávamos a rumar a Norte em direcção ao parque de Triglav.

Fabuloso cenário, num misto rural e natureza selvagem, com muito verde… Verde e mais verde por todo o lado.

Às tantas começámos a ladear o rio Socka, por uma estrada bastante sinuosa. O piso estava bem molhado e fomos a ritmo moderado, desfrutando da paisagem sem stresses… E nisto… Vem de lá uma caravana de Austríacos que passa por nós, todos montados em “bentoinhas". Cedemos-lhes a passagem, mas os tipos iam por ali afora que nem umas bestas, a velocidades vigorosas com manobras artísticas, algumas claramente feitas com uma tremenda falta de jeito e todas elas totalmente desnecessárias… Enfim, ide-vos!... Mal sabíamos nós que iríamos ter fartura disto mais adiante.

Quando a estrada nos pareceu mais sequinha seguimos a ritmo mais descontraído, mas sempre a curtir o cenário, afinal também estamos cá para isso!

Paragem para apreciar a vista (Daniel e Rui) - Eslovénia

Alpes Julianos à vista - Eslovénia
Verde, verdinho - Eslovénia
Fomos por ali, em direcção à montanha. Estrada encantadora esta. Sempre rodeados por maciços rochosos que fazem lembrar os Alpes… E na verdade são mesmo... Embora conhecidos por Alpes Julianos esta região é efectivamente uma sua cordilheira Alpina. Fizemos uma boa hora disto, todos regalados. Parámos no passo do Vršič (pronuncia-se ver-chich) o ponto mais alto do Parque Nacional de Triglav (Alpes Julianos) alcançável por estrada. A montanha de Triglav (ponto mais alto da Eslovénia) chega aos 2.864 metros de altitude.

Paragem no passo de Vršič (Miguel) - Parque Nacional de Triglav, Eslovénia
À altitude de 1.611 metros estava um bocadinho fresquito por aqui, mas a paisagem justificava a paragem... Ora veja-se abaixo.

Alpes Julianos - Parque Nacional de Triglav, Eslovénia
Viemos por aqui - Parque Nactional de Triglav, Eslovénia
Não nos demorámos muito por ali e seguimos montanha abaixo orientados para Sul.

Já estava perto do meio-dia e depois de encher a vista com bonitos cenários estávamos agora preocupados em encher o estomago... O primeiro tasco esloveno é nosso!

0 comentários:

Enviar um comentário