18. Siga pró Buda

Seguimos então em direcção ao Danúbio e desde logo se começou a avistar a água que por esta altura não tem nada de azul. De facto estava bastante suja e leitosa.



De caminho mais uma estátua, esta a homenagear Attila József um dos mais reconhecidos poetas húngaros modernos. A estátua está instalada de uma forma curiosa, surge ali que nem um gigante de bronze sentado na escada.



E mais à frente outro monumento já nas margens do rio, este em memória dos Judeus que foram executados entre 1944 e 1945 nas margens do Danúbio pelo partido nacional-socialistas da Cruz-Flechada. As vítimas eram obrigadas a tirar os sapatos à beira do rio, sendo fuziladas de seguida. A corrente do rio encarregava-se depois de levar os corpos para longe. A foto explica o memorial.



Do outro lado já se avistava os monumentos.

Igreja de Matias - Budapeste, Hungria 


Selfie da moda - Budapeste, Hungria

Castelo de Buda - Budapeste, Hungria

Continuámos pela margem até à famosa e imponente ponte das correntes.

Ponte das correntes - Budapeste, Hungria

Outro “postal” muito usual da capital. Esta ponte suspensa de 150 anos foi à época considerada uma das maravilhas do mundo. Actualmente continua encantadora e mais importante ainda, a assegurar o seu propósito que é a ligação entre Buda e Peste. Na verdade até ao final do século XIX, Budapeste não era uma, mas sim duas cidades separadas pelo rio. Buda a Oeste do rio e Peste no lado Oriental. Geograficamente, a primeira está situada numa região montanhosa, e a segunda numa espécie de planície. Ainda em Buda foi erigido um castelo e foi este lado que assumiu o papel de capital até à unificação das duas margens.

Nas laterais da ponte existem uns corredores para peões e foi por aí que fizemos a travessia…



E é caso para dizer,, siga pró Buda!

Já do outro lado - Budapeste, Hungria

A melhor vista para o belíssimo edifício do parlamento é do lado de Buda, sem dúvida.

Parlamento - Budapeste, Hungria

Encontrámos um café com inspiração parisiense que servia uns menus bem em conta. Pedimos o prato do dia, creio que também não havia muito mais. Uma espécie de estufado de salsicha levemente picante, por acaso bem apetitoso.



Umas fatias de bolo para a sobremesa e um café ao som de Édith Piaf e estávamos despachados.

0 comentários:

Enviar um comentário