13. Rica Liublianica

Manhã seguinte acordámos sem sobressaltos. As máquinas continuavam estacionadas debaixo da nossa janela como as tínhamos deixado.



Havia no entanto outro problema para resolver: o de deixar os nossos pertences no quarto todo o dia... Recorde-se que na noite anterior tinha havida uma tentativa desajeitada de nos ir à carteira. Resolvemos a coisa enfiando a tralha mais valiosa num armário que lá estava e trancando-o pelas pegas com o cabo de aço que o Miguel trazia… Pelo menos se a anã do “music hall” andasse por aqui, não ia ter a tarefa facilitada!

Armário bem trancado - Liubliana, Eslovénia

Descemos para o pequeno-almoço, e estava uma fulana a tomar conta da casa, uma cara nova. Devia ser a do turno de manhã. Só pensei para comigo: “se esta começa a cantar, faço-lhe pontaria com o croissant na testa…” Andava também um tipo muito estranho, vestido de branco, num entra e sai da cozinha… Seria este o legítimo cozinheiro?! Que casa de doidos!

Finalmente saímos à rua em direcção ao centro. Dia soalheiro, bom para tirar umas fotos. Tínhamos talvez uns 30 minutos de caminhada até ao rio e às principais atracções da cidade. O Rui tinha elaborado um percurso que tinha carregado no GPS de bolso, o qual seguimos para passar em todos os pontos relevantes. Liubliana é uma cidade de aspecto relativamente jovem ou pelo menos renovado.

Ópera - Liubliana, Eslovénia



A zona do rio é bem bonita. Aliás, diria que o maior interesse está todo ali, naquele pequenno troço à beira de água e nas suas três pontes (há mais umas ao longo do rio). O rio é o Liublianica, é por ali que se junta mais gente, é ali que há maior oferta e é também ali que se encontram os edifícios históricos mais bonitos.

Ponte tripla - Libuliana, Eslovénia
Rio Liublianica - Liubliana, Eslovénia

Andámos ali toda a manhã para a frente e para trás, de uma margem à outra, a tirar uma porrada de fotos.

Ponte dos carniceiros (Mesarski Most) - Liubliana, Eslovénia
Cadeados na ponte dos carniceiros (Mesarski Most) - Liubliana, Eslovénia

Muito movimento naquele centro, a grande maioria de turistas. Até uma família de tugas vimos por ali!...

Praça da Igreja Franciscana da Assunção (à esquerda) - Liubliana, Eslovénia


Maqueta do centro da capital- Liubliana, Eslovénia

Tirando a colina do castelo a capital parece relativamente plana o que justifica se ver fartura de ciclistas.





Fomos finalmente à procura de almoço, que encontrámos numa esplanada mais afastada do rio...



Uma curiosidade: aqui parte dos empregados de mesa que estavam ali a trabalhar tinha uma deficiência mental de algum grau. É de louvar esta integração e esta confiança na capacidade de pessoas que são, infelizmente, quase sempre isoladas da vida em sociedade.

Optámos pelo menu do dia, nada de fenomenal mas também nada de desagradável e sobretudo em conta, face aos preços que se praticavam mais junto ao rio. E foi bem agradável pode almoçar na rua aproveitando o belo dia que estava.

0 comentários:

Enviar um comentário